As ervas medicinais e o cuidados com os cabelos

Li no GNT notícias algumas informações sobre as plantas medicinais e os cabelos e resolvi trazer o assunto pra cá.

Meu pai desde que eu era pequena passava babosa no cabelo, eu achava muito mas muito nojento e interessante ao mesmo tempo porque era um visgo transparente. Bom, sempre que se fala em plantas pro cabelo eu lembro de papai e de seu copinho de babosa. O que a dermatologista Erica Monteiro alertou na matéria foi que nem sempre sabemos a quantidade exata pra obter o resultado que esperamos, nessa podemos até ter o resultado totalmente contrário. Queremos brilho, atochamos o cabelo com a plantinha e o bicho fica uma palha. O que fazer?
Segundo ela devemos usar os produtos manipulados ou industrializados com as plantas e não usá-las diretamente . Abaixo o que ela diz sobre as plantas medicinais mais comuns:

Babosa
A babosa auxilia no tratamento dos fios que, com o uso de secadores, poluição e produtos químicos, ficam com as cutículas danificadas. “Da babosa é retirado o extrato que tem penetrabilidade nos fios, fecha as cutículas e melhora o brilho”.
Jojoba
A planta tem uma função semelhante à da babosa: “a jojoba tem o mesmo tipo de propriedade. É selante, tem ação antiinflamatória e antioxidante”.
Sálvia
“A ação mais importante é a antiinflamatória”, explica Érica. Ela ressalta que esta é uma das propriedades mais importantes para o cabelo. Para potencializar o efeito: “o uso do silicone como veículo ajuda a selar a cutícula”.
Alecrim
“Antiinflamatório, ajuda no controle da oleosidade”, explica Érica.
Jaborandi
“O jaborandi tem propriedades que estimulam a circulação sanguínea. Com mais oxigenação, os cabelos ficam fortalecidos”. Por isso, a planta é muito usada para auxiliar no tratamento para crescimento de cabelo.
Camomila
“A camomila tem ação clareadora, promove a despigmentação do fio. Os cabelos ficam mais claros, os mais escuros também clareiam, com mechas”. Para isso, a médica não recomenda usar o chá. “O veículo do chá, a água, acaba ressecando, desidratando o cabelo”. Vale investir em produtos com a substância.
Nada também de se expor ao sol para potencializar o efeito clareador. A dermatologista adverte que isso pode provocar manchar se o produto escorrer. “Os produtos não têm esta indicação. A química dos condicionadores, leave-in, reagem à radiação ultravioleta ao longo do dia. São feitos para aplicar e ficar exposto à radiação do dia”.
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
One comment on “As ervas medicinais e o cuidados com os cabelos
  1. Amiiiiiiga eu usei Jaborandi por um ano e meus cabelos cresceram feito samambaia! (mas tratei no salao, pq eu sou tao sem jeito que poderia ter rolado o efeito inverso huhu)
    Vim aqui rapidinho, tou indo trabalhar. Lereeee lereee
    Bjs!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *