O que é Shantala?

Como Maio é o mês das mães vou ser temática e falar um pouco da Shantala aqui no blog. Eu já tinha visto matérias na TV e sempre achei que era fazer o bebê de massinha de pão e ir amassando o pobrezinho. Mas não é bem assim, seguem algumas informações bem bacanas para as mamães leitoras aqui do blog:

A Shantala ficou conhecida no Ocidente durante a década de 1970, quando o obstetra francês Frédérick Leboyer passeava pelas   de Calcutá, na Índia, e viu uma moça paraplégica, que se chamava Shantala, massageando seu filho. Ele ficou encantado com o ritual de harmonia e ternura entre os dois e voltou ao local onde ela estava por vários dias para fotografar a seqüência de movimentos. Ao retornar à França, ele publicou o livro Shantala: Uma Arte Tradicional, Massagem para Bebês (Editora Ground), traduzido para o português em 1976.

A prática é recomendada já  nos primeiros dias de vida de seus filhos. Os toques abrangem todo o corpo do bebê, deixando a criança mais tranqüila e menos chorosa. Além disso, o relaxamento contribui para o alívio das cólicas e garante um sono gostoso.

Outros benefícios da Shantala:

  • A massagem melhora a respiração porque expande a caixa torácica; auxilia no bom funcionamento do intestino e do estômago; estimula a coluna vertebral e a movimentação de braços, mãos, pernas e pés;
  • Traz  consciência corporal. A criança ganha mais noção de espaço e dos limites do seu corpo, movimentando-se melhor. À medida que vai crescendo, não cai com facilidade e não esbarra tanto nas coisas;
  • Há um benefício extra aos bebês que nascem de cesárea. Como não receberam a massagem original, proporcionada pelo parto normal no momento em que nascem, se beneficiam  muito com os movimentos da Shantala.
  • O contato físico e  de amor com os pais faz com que o bebê fique mais receptivo ao toque em geral, tendo mais facilidade para se relacionar;

 

As gestantes, mamães e papais gaúchos  já podem aprender a técnica da  Shantala e contar com seus benefícios.  A fisioterapeuta Rovana Boff ministra cursos regulares e rápidos, de apenas algumas horas,  no bairro Moinhos de Vento, em  Porto Alegre.

SERVIÇO:

CURSO DE SHANTALA

21 de maio, às 14h

Valor: R$ 60,00 por pessoa ou R$ 90,00 para o casal

Local: CLINN Espaço de Saúde. Rua Tobias da Silva, 22 sala 02

Informações e inscrições: fone (51) 3086- 0081

Email: clinnsaude@gmail.com

Blog: http://clinnsaude.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
3 comments on “O que é Shantala?
  1. Eu fiz na Karencita e farei no baby que está por vir! é muito bom, mesmo, a Karen teve cólica, mas foi só um mes… ela ficava sempre muto tranquilinha com a massagem.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *