Treinar descalço é a “nova” maneira mais prazerosa e benéfica de praticar exercícios

 Tenho colocado  muitos posts sobre fitness e não é apenas impressão de vocês. Verão chegando e não dá mais pra se esconder nos casacos. Bom, eu fui esperta e comecei minha dieta fervorosa em Julho e estou vendo os resultados bem no meu espelho. Tenho feito boxe ( só para mulheres ) e caminhadas para complementar a dieta e emagrecer mais rápido, claro que a saúde importa mas com tantos kilos por perder confesso que o objetivo é secar mesmo, o que vier além disso é lucro.

Recebi informações sobre esse estudo e quero dividir com vocês, quero saber o que pensam a respeito e se praticariam exercícios descalças. Será que é mais confortável?

Treinar descalço é a “nova” maneira mais prazerosa e benéfica de praticar exercícios

Conheça as vantagens deste modo de praticar atividade física e o que a indústria de tênis desenvolveu para imitar a pisada descalça 

 

Treinar descalço pode ser considerado uma escolha inadequada para algumas pessoas, que alegam que os tênis são fundamentais para reduzir o impacto sobre as articulações. Mas, recente pesquisa científica realizada na Universidade de Harvard (EUA)* mostra os principais benefícios de colocar os pés em contato com o chão: melhorar a postura, reduzir o risco de Lesões e proporcionar mais saúde no dia a dia.

De acordo com especialistas, os tênis por serem acolchoados e apresentarem um “salto” em sua sola tendem a inverter a pisada: a pessoa em vez de usar o amortecimento natural do corpo, colocando primeiro a parte da frente e central do pé em contato com o chão e só depois o calcanhar, acaba iniciando a pisada pela parte de trás do pé. “Essa movimentação leva o atleta a ter mais chances de lesões em função do desequilíbrio e postura incorreta durante a prática dos exercícios. A falta de estabilidade tende a ocasionar uma série de problemas que podem afetar desde as vértebras, articulações e até os músculos. E como o tornozelo não tem mobilidade, o joelho sofre, sendo forçado a fazer movimentos para os quais não está preparado. Esta é uma das possíveis causas para algumas lesões nesta região”, esclarece Carlos Klein, personal trainer da equipe Movimente-se (www.movimente-se.com). 

Carlos Klein

Ao fazer exercícios descalço como por exemplo treinamento funcional, musculação e até a corrida, a estabilidade do corpo é maior, resultando num movimento mais natural, seguro e eficiente. Isso acontece pois quando o pé está diretamente em contato com o chão, sem uso de tênis ou meias, a pessoa tem uma maior percepção sensorial de onde está pisando, o que permite que os músculos trabalhem de maneira harmoniosa. “Quando elevamos o calcanhar, perdemos amplitude de movimento em dorsiflexão. Junto a isso, também perdemos a mobilidade na articulação do tornozelo e o corpo tenta arranjá-la da forma que conseguir compensar. Na maioria das vezes, é aí que o exercício é feito de maneira incorreta e aparecem as lesões”, completa Carlos Klein.

O personal enfatiza ainda que o treino descalço proporciona ao atleta receber e decodificar os diferentes estímulos físicos e químicos do ambiente e interpretar estas informações em movimentos equilibrados com sua estrutura corporal. “Ao treinar com os pés no chão, o aluno consegue sentir melhor a base onde está pisando, e com isso potencializar a atuação das articulações sem lesionar tornozelos e joelhos, por exemplo. É como dirigir com luvas: não se consegue sentir  a oscilação natural do volante ”. Outro fato que acontece é que o tênis confina o pé mudando sua anatomia não permitindo que ele se ‘espalhe’ no chão da maneira correta, o que prejudica sua saúde. “Treinar descalço ajuda a pessoa a manter os pés mais saudáveis por mais tempo”, afirma Carlos Klein.

 

Outras vantagens deste “novo” modo de praticar exercícios, é que a pessoa treina de maneira mais correta e natural, consegue maior alongamento dos músculos, melhora o equilíbrio e mantém uma postura mais adequada da coluna e do corpo, o que faz com que a atividade se torne mais resistente e menos lesiva.“Quando treinamos descalços, fortalecemos os ligamentos, tendões e músculos do pé que não são trabalhados numa corrida com tênis, por exemplo. Desta forma aumenta-se a mobilidade da articulação e a capacidade de receber estímulos”, finaliza o personal. Fazer o aquecimento descalço também é uma boa forma de ajudar o corpo e promover a ativação muscular.

As empresas de materiais esportivos já estão antenadas nessa nova tendência, com o lançamento de tênis que imitam a pisada descalça. A pioneira nesse tipo de calçado foi a Vibram, que colocou no mercado seu modelo 5 Fingers há alguns anos e novos modelos de marcas como Nike e Adidas estão por vir.

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O que acharam dessa pesquisa?

Logo coloco minhas fotos na aula de boxe para vocês rirem/curtirem, ok?

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12 comments on “Treinar descalço é a “nova” maneira mais prazerosa e benéfica de praticar exercícios
  1. que medo treinar descalça.

    o tênis errado é que faz piorar os treinos.

    cada pessoa tem um tipo de pisada (pronada ou supinada) e pra cada tipo tem um tênis específico pra isso.

    agora… ficar sem o amortecimento, direto na sola, fasceite na veia!

  2. Sem chance de Virar Moda..Tem sempre um engraçadinho que deixa a Anilha cair no Próprio Pé ou no Pé De alguém! Ta certo que é Mais confortavel e talz..Mas eu prefiro a Segurança dos Meus Tênis ^^

  3. Acho nojento. Já não basta ter que compartilhar aparelhos e o próprio ambiente com gente suada?
    Só o que falta é termos que ver os pés suados dos outros.
    Por favor, deixem as joanetes, os calos e pés fedorentos dentro de seus respectivos tênis.

  4. Tô copiando o link e mandando p minha profa da academia ! *rs. Outro dia ela ñ m deixou malhar pq eu fui d chinelo. 🙁 o Tênis força mt a minha articulação do tornozelo ! detesto!
    Adorei a materia (e o personal) !!! 😉 :*

  5. Ontem, 23-02-12, fui impedido de continuar a treinar descalço na academia que frequentava em Novo Hamburgo no Rio Grande do Sul.

    Minha postagem no facebook a este respeito:

    Me sinto agredido em meus direitos!

    Duas semanas atrás matriculei-me em uma academia para treinar musculação e paguei pelo primeiro mês. No primeiro dia o instrutor me disse que eu não poderia treinar de havaianas, conversamos com o proprietário e ele me disse que eu poderia treinar descalço, como faço sempre. Hoje, duas semanas após o início, quando começam a aparecer os primeiros resultados, o proprietário me diz que eu não posso mais treinar descalço, alegando alguma norma do Conselho de Educação Física. Diga-se de passagem, o mesmo conselho que não permite profissionais sem Licenciatura em Educação Física no exercício profissional. Ora, todos sabemos que são raros os instrutores com Licenciatura nas academias. Então, qual o problema em treinar descalço?

    Alguém sabe de algum impedimento legal pra se treinar descalço?
    Não posso viver minhas convicções acerca de bem estar e assumir os meus pés?

    • Olá Julio, tudo bom?
      As pesquisas sobre esse assunto são recentes, então precisamos pesquisar para entender as razões e o embasamento da sua academia. Para eu não falar besteira peço que mande sua dúvida e conte o que houve ao professor Carlos que é o responsável pelo estudo que publiquei aqui no blog, ele certamente vai poder te orientar , ok? Mande o mesmo que mandou pra mim para ele por aqui : http://www.movimente-se.com/entre-em-contato/ . Coloque o link desse post. Obrigada, Lara

      • Bom eu acho que na academia é perigoso treinar descalço, por causa do pé de atleta, é portanto por uma questão de segurança,mas em casa não tem mal nenhum, obrigada!!

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