Tudo sobre protetor solar

Será que você sabe mesmo tudo sobre proteão solar?

Como você escolhe o seu protetor? Sabia que nem todos são iguais?

De acordo com o Dr. Sérgio Schalka , dermatologista e especialista em fotoproteção e Professor associado da UNISA, estudos comprovam que uma pessoa recebe 80% da radiação solar a qual se expõe antes dos 18 anos de idade, tendo em vista que as crianças e jovens passam um bom tempo ao ar livre. “Por isso, não adianta começar a usar protetor solar só quando adulto ou ao ir à praia ou piscina. É fundamental usá-lo diariamente”.

 

Abaixo uma entrevista com o  Dr. Sergio Schalka explica sobre a importância do uso de protetor solar, como escolher o produto para cada tipo de pele, além de dar dicas para não sofrer consequencias  durante os períodos de exposição ao sol. Confira!

1.Por que a proteção solar é importante?

O protetor solar é necessário em qualquer época do ano. Um estudo norte-americano revela que o risco de câncer aumenta ainda mais quando a pessoa está em altitudes elevadas, como atividades de caminhadas numa montanha, como na exposição solar prolongada. É importante evitar o sol no período que vai das 11h às 15h, quando seus raios são mais intensos. A proteção deve ser completada com o uso de boné ou chapéu, camisa de manga longa e calça comprida de tecidos leves, especialmente se existir tendência familiar ao câncer de pele.

2.Quais os cuidados que se deve ter com o uso desses produtos?

O cuidado está na escolha do protetor solar, que deve ser de um laboratório conhecido, e ter alto índice UVA, indicado pelo PPD, e UVB, indicado pelo valor do FPS. O consumidor deve observar ainda as indicações especiais, como tipo de pele, resistência a água, se são indicados para crianças e se são dermatologicamente testados. Um produto eficaz para proteção de queimaduras em peles claras deve ter FPS 30 ou mais e ser reaplicado a cada 2 horas, ou após cada mergulho ou transpiração excessiva, por exemplo.

3.Como o protetor facial deve ser usado?

No verão, é preciso aumentar o FPS, caso haja exposição intensa, assim, deve-se usar FPS 30 ou mais no rosto. O filtro solar precisa ser aplicado meia hora antes da atividade. Quanto mais branca for a pele da pessoa, maior deve ser o fator de proteção. O protetor, em um país ensolarado como o Brasil, deve ser usado até em dias nublados, pois 80% das radiações ultrapassam as nuvens.  A quantidade de produto dever ser suficiente para cobrir toda a área e ele dever ser repetido a cada duas horas, independente do fator de proteção.

4.Qual a melhor consistência: em creme, gel ou sérum?

Os géis e séruns não têm tanta resistência a água e vento, por isso são mais indicados para pele oleosa e mais no dia a dia. Em exposições prolongadas, como praia e atividades esportivas e aquáticas, os produtos cremosos são melhores.

5.Como escolher o fator de protetor solar ideal para a cada tipo de pele?

Dependendo da cor da pele, o fator de proteção precisa ser maior. Peles mais claras devem utilizar FPS 30 ou maior, dependendo do quanto se expõe ao sol. Já em peles negras, o FPS 15 é suficiente. Como o brasileiro tem mistura de muitas raças, quanto maior o FPS mais seguro.

6.De uma forma geral cite o que pode acontecer com alguém que não se protege no verão.

O principal pecado que uma pessoa comete para se proteger é NÃO USAR Filtro solar. Se a pessoa não se proteger, como conseqüência imediata ela terá uma queimadura solar com vermelhidão, dor, bolhas, descamação, manchas claras e escuras, sem bronzeado. Como conseqüência tardia, podemos destacar o fotoenvelhecimento, terreno fértil para o câncer da pele. O fotoenvelhecimento traduz-se por um envelhecimento acelerado da pele com ressecamento, diminuição de sua espessura  e tônus, flacidez por perda de fibras colágenas, rugas, manchas e surgimento de vasinhos dilatados na face. A radiação solar é acumulativa e pode levar a degenerações que se transformam em câncer de pele.

7.Quem não pode de maneira alguma tomar sol, o que pode fazer?

Além dos bloqueadores solares, hoje com FPS 70, 80 e até 100, que ajudam muito na proteção da pele, as roupas são o grande aliado de quem precisa se proteger, pois existem tecidos especiais que agem como bloqueadores solares e mantém o efeito por horas mesmo na água. Estes tecidos são usados para confecção de camisetas, bonés, maiô, entre outros itens de proteção e são vendidos em lojas especiais.

8.Se a pessoa exagerou e torrou a pele ou está descascando, como cuidar da pele?

Suspender de imediato uma nova exposição solar; tomar banho frio com sabonetes próprios para bebê ou para peles sensíveis; hidratar muito bem a pele após banho, com cremes pós Sol; compressas geladas com chá forte de Camomila, rico em Azuleno (que tem propriedades calmantes); ingerir muito líquido e repousar; usar roupas leves e ventiladas, não apertadas, de tecidos nobres como algodão, linho ou seda. Se apresentar bolhas na pele e febre, deve-se procurar orientação de um dermatologista.

9. Mais alguma outra dica para não sofrer conseqüências negativas ao se expor ao sol?

O ideal é tomar banho de sol antes das 10h e após as 15h, porém se preferir permanecer ao ar livre, o ideal é optar por ficar na sombra nesse intervalo, como um guarda-sol ou varanda, e reaplicar o filtro solar com maior freqüência. O uso de chapéu e óculos escuros também ajudam na proteção.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
6 comments on “Tudo sobre protetor solar
  1. Pingback: Links Puro Creme do Amor | Oi Preguiça!

  2. Pingback: Salada de Frutas Indica!

  3. Pingback: Links da semana – de 06 à 12 de fevereiro - Cosmeticagem.com.br | beleza, moda e variedades

  4. Pingback: Vale a pena ler #6 | Beleza Sem Tamanho

  5. Como médico dermatologista, tenho dificuldade de memorizar todos os nomes de produtos dermatocosméticos do mercado brasileiro. Para vocês terem uma idéia, já cataloguei 103 Fotoprotetores FPS 30. E ainda não terminei. São centenas de produtos, de diferentes fabricantes, com diferentes indicações e apresentações.

    Criei então uma página apenas com estes produtos

    http://www.saudedireta.com.br/catalogo.php

    que pode ser consultada por qualquer pessoa. Pode-se escolher por nome, por fabricante, e por indicação. Todos os produtos foram criteriosamente selecionados, sob o ponto de vista dermatológico.

    Além disso, vocês podem selecionar um ou vários produtos e imprimir. Aqueles nomes complicados em francês e inglês agora não são mais problemas. Vocês também podem opinar sobre os produtos e dar nota para eles.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *