Turbine seu treino e queime mais calorias com o Kettlebell

Utilizado na Europa desde o século XVI para exercícios musculares que ajudam a dar força e resistência, a esfera de metal tem atraído a atenção dos brasileiros.

Quem gosta de malhar e quer novidades, precisa conhecer o Kettlebell, um dos maiores queimadores de gordura existentes hoje no mundo do fitness. Já é comprovado que a melhor maneira de queimar gordura é com treinos intervalados de alta intensidade, e o kettlebell faz com que o praticante realize movimentos muito intensos. Além disso, os movimentos balísticos geram uma integração muscular e ensinam o sistema nervoso a utilizar as articulações do quadril, joelho e coluna vertebral, da melhor maneira possível para todas as atividades do dia-a-dia: melhora a postura, diminui dores nas costas e aumenta a performance em geral.

 Além disso, o kettlebell é fácil de ser transportado e o praticante quando adquire mais experiência tem a possibilidade de fazer os exercícios sozinho, em qualquer lugar. Para saber um pouco mais sobre este equipamento de treino, segue a entrevista com  o personal trainer Carlos Klein, da equipe Movimente-se (www.movimente-se.com).

 

1) O que é kettlebell e qual o seu conceito? Como surgiu essa atividade física?

 O kettlebell ou Girya, como é chamado em russo, é uma bola de ferro com uma alça, utilizada há séculos para desenvolver força, potência e condicionamento cardiovascular. A característica singular deste equipamento é que o centro de massa se encontra fora da mão do praticante, o que possibilita a realização de movimentos balísticos, que promovem uma integração muscular não encontrada em outros equipamentos de fitness.

 2) Como deve ser feito o treino com kettlebell? Onde comprar este acessório?

 O treino com o kettlebell deve ser um aprendizado. A pessoa que irá praticar precisa adquirir o conhecimento de como realizar cada um dos movimentos de forma perfeita e harmoniosa antes de tentar treinar sozinho. Após o período de aprendizagem, o kettlebell se torna um excelente companheiro para qualquer ocasião. O praticante não precisa de muito espaço para os exercícios com o equipamento, o que faz com que o treino possa ser desempenhado em diferentes lugares.

 3) Qualquer pessoa pode usar o equipamento?

 Qualquer pessoa que não tenha nenhum tipo de lesão corporal e que esteja liberado para a prática de atividades físicas pode usar o kettlebell. Apesar disso, é necessário prestar atenção no peso do equipamento e usar aquele que não ultrapassa os limites que o corpo aguenta.

 4) Quais vantagens que o método oferece quando comparado com outras modalidades de treino?

 O treino com kettlebell pode ser feito em qualquer lugar, pois ele é fácil de ser transportado. Outra vantagem é a capacidade de seqüenciar diferentes exercícios de forma harmoniosa, sem deixar o peso de lado em nenhum momento, o que torna a sessão de kettlebell training desafiadora e gratificante.

 5) Quais os cuidados que o praticante deve ter?

 O praticante deve prestar atenção na variação de peso do equipamento para não usar um que ultrapasse os limites de seu corpo. Além disso, ele deve ser manuseado com cuidado.

 6) O treino com este acessório deve ser realizado somente na academia, com a supervisão de um personal trainer, ou pode ser feito em casa, sozinho?

 Se a pessoa já estiver em um estado de treino avançado, ela pode fazer sozinha. Caso seja iniciante, é importante o acompanhamento de um personal trainer ou uma aula em grupo, porque é necessário manter uma postura correta para evitar algumas lesões.

 7) Quais músculos são fortalecidos?

Todos os músculos do corpo são trabalhados em uma única sessão de kettlebell.

 8. ) Quais os diferentes exercícios que podem ser realizados com kettlebell?

 O treino com este equipame nto proporciona a realização de movimentos de arremesso (balísticos) e potência. Alguns exercícios básicos são: swing,clean, snatch, military press e turkish get up.

 

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