Como começar a praticar atividade física – Dicas para iniciantes – Parte I

Motivação é tudo! Essa da foto NÃO sou eu, ok? Essa foi uma foto que salvei pra me motivar

Já faz algum tempo que as coisas mudaram do lado de cá e é chegada a hora de dividir um pouquinho com vocês. Ano passado falei muito sobre emagrecimento por aqui, dicas de dieta e outras coisas pra ajudar a perder as gorduritas.  Deu certo, perdi muitos dos famigerados kilinhos que andava carregando a mais e decidi, em Setembro do ano passado, levar a sério a malhação e uma hora tive que mudar algumas atitudes.

É sobre isso que irei escrever aqui: Como começar? O que funciona? O que dá errado? Como fazer dar certo dessa vez?

Porque escrever sobre isso, andei me perguntando,  sempre vai ter alguém pra te olhar saradíssima dentro de um vestido curto branco e dizer ” ela era enorme de gorda, sabia? ” .  As respostas para esse questionamento são duas:

[box]1- Se eu me preocupar com o que os outros vão dizer eu não faço nada da minha vida. E ela é curta, muito curta.

2- Já li e aprendi muito sobre fitness e dietas na minha vida. Entrei a primeira vez na academia aos 12 anos, tomei meu primeiro remédio tarja preta pra emagrecer aos 17. Eu sei o que funciona e o que não funciona, o que falta é encarar que fazendo as mesmas coisas o resultado nunca será diferente.[/box] :

Então vamos lá, dar a cara a tapa e tentar ajudar a que precisar das informações que pretendo dividir aqui. Antes gostaria de dizer que algumas atitudes das pessoas frente as nossas mudanças não refletem o que elas sentem por nós, relfetem como elas se sentem em relação a elas mesmas. Não fique esperando apoio de onde o apoio não vem. Algumas pessoas me ajudaram muito, outras tentaram atrapalhar, mas o processo é meu e os lucros dele também. Tenha isso em mente!

O COMEÇO

Eu já estava matriculada na academia antes de começar a levar a sério, sei que muita gente paga academia e vai uma vez por mês e eu também era assim.  O estalo pra começar a levar a sério aconteceu quando vi que estava há muito tempo fazendo dieta e já estava ficando de saco cheio. Sim, contar caloria é um saco e tinha semanas que perdia meio kilo e na outra não perdia nada. Enchi o saco, e junto com uma amiga, entramos no Boxe.

O Boxe não era na minha academia, era super longe e íamos e voltávamos a pé. Só aí coloquei seis horas de atividade física na minha semana. Não rendia bem nas aulas, estava acima do peso. Eu pulava corda e a calça caía, pulava na caminha elástica e ficava ofegante e teve um dia que passei mal porque exagerei, mas levei com bom humor e foi uma ótima experiência ( o boxe, não passar mal! ). A amiga não continou nas aulas e em um mês decidi que já que estava pagando a ACM  ( minha academia ) era melhor escolher alguma atividade nela.

Para começar  eu precisei de uma amiga pra fazer companhia, muita gente que está lendo esse post também se sente assim e não talvez tenha ninguém para dar uma força, sair e voltar junto, essas coisas. Bom,  aulas em grupos só de mulheres podem ser a saída para as mais tímidas ( aqui em Porto alegre tem o Calliandra, foi onde eu fiz a aula de boxe só para mulheres. Lá eles também têm pela manhã aulas de circuito para mulheres também, eu já fiz os dois e, se não fosse tão longe da minha casa, estaria fazendo até hoje ). Você pode espalhar por aí que quer companhia e de repente achar alguém que quer começar e você não sabe.

Outra dificuldade na hora de começar é a  academia ficar longe de casa ou do trabalho. A gente tem muito mais chance de faltar porque não passa por ela hora nenhuma. Quando a Cia. Atlethica chegou aqui na cidade me animei toda e depois analisei e vi que seria dinheiro jogado fora, muito dinheiro jogado fora porque seria : mensalidade + passagens. Ainda não desisti dela, quem sabe um dia?

No meu caso a academia TEM que ser perto e grande. Detesto academia pequena, onde todo mundo conhece todo mundo, faz churrasco no final de semana. Não curto. Quanto maior, melhor. Muitas aulas diferentes pra quando eu encher o saco de uma poder entrar na outra. Sou meio chata com relação a infra-estrutura e ainda bem que entrei em uma que, pelo menos até agora, tem atendido bem as minhas expectativas.

No próximo post vou falar de como consegui me organizar para ir todo dia as sete da manhã malhar e sobre estímulos. Volte amanhã pra ler. =)

Para se sentir estimulada dê uma olhada nesse vídeo abaixo. A senhora tem 86 anos!

 

Sugestão de leitura: Como emagrecer definitivamente com esse treino para gordinhos.

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9 comments on “Como começar a praticar atividade física – Dicas para iniciantes – Parte I
    • Sim, vou contar tuuudo. Já tirei montes de fotos, não minhas mas de coisas pra postar. Vai ficar legal a série, espero que estimule alguém né? Uma pessoa que seja já tá valendo. Bjokas , somos as pampacats-fruta do amanhã, Lara

  1. A cada 4sq que tu dá na academia eu penso: Querida-linda…é isso ai, tamo juntas!
    Fico muito FELIZ de te ver empolgada , curtindo e vendo resultados.
    Vamos te acompanhar, conte-nos tudo.
    Até pq o tema “malhação”… faz a minha Alegriaaaaa!! Amoooo musculação grau necessito sempre!!! Hahah
    Bêjo!!

    • Obrigada querida Leninha. Toda vez que tu fala, brinca comigo sobre a malhação me dá um super estímulo. Pq se tem alguém que entende do assunto é tu. Eu chego lá!! UHUHuh mas ainda tenho que NÃO comer muito arroz com feijão ne? Obrigada, mesmo, pela força. Já escrevi o post de amanhã, venha ver. bjo, Lara

  2. Então.. eu amei esse post e vou contar que mês passado fiz minha inscrição. Por enquanto estou firme e forte. Vc comentou que malha as 07 da manhã! Tenho vontade de fazer cedinho assim mais escutei dizer que esse horário é o mais arriscado pra pessoa passar mal. Tenho dúvidas do que comer antes de malhar cedinho assim! O que vc come antes de ir flor? Eu estou fazendo de 15 horas e queria mudar.

  3. aaaaaaaaah muito bom ver toda essa animação, preciso tomar vergonha na minha cara também e entrar nesse ritmo.
    A academia perto da minha casa é tipo essa aí que tu citou, “todo mundo se conhece e faz churrasco junto” hahahaha… também não curto. E a que eu já frequentei até vale a pena, mas é longinho de casa e isso desanima e desanimou parte do meu processo á uns três anos.
    Quem sabe esse estímulo por aqui não me anime.

    Beijooos, Lara.

  4. Tem dois meses que me matriculei em uma academia e consulto com uma nutricionista e eliminei 10 Kg. Uma vitória. Mas por traz disto coloquei regras e disciplina. Deixei de lado certas armadilhas que nossa mente e corpo pregam e nos enganam para continuar na estática. O corpo tem uma consciencia própria e por ele sempre vai fazer força para ficar parado e comendo. Pelo que li no post, você se deixa influenciar muito, e cansa de atividades rotineiras e distâncias da academia, o que é um faceta perfeita para uma desistência. Faça uma tabela e tente cumpri-la a risca, mesmo cansada ou desistimulada, nada resiste a força de vontade.

    • Fernando, esse post é a parte 1 , tudo isso já foi superado e bem superado. Usei alguns artifícios para me motivar e vou continuar contando nos próximos posts. Obrigada pelo teu comentário e espero vê-lo aqui mais vezes. Clica ali em cima em fitness e dietas que tem vários posts bacans que podem te interessar. Boa páscoa, sem chocolate! bjokas, Lara

  5. Pingback: Como começar a praticar atividade física – Objetivos e estímulos – Parte 2 | Lara Fotos

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