Como emagrecer definitivamente: Tipos de treino para gordinhos

Fiz um post sobre as academias Smart fit  há algum tempo atrás e muitos professores de Ed.Física apareceram lá pelos comentários para dar sua opinião. Alguns personal trainners mais exaltados, alguns mais divertidos. Sei que acabei interagindo com uma galera do fitness super bacana e trocamos muitas informações. O que era pra ser um post apenas acabou virando um Fórum e todo dia ter comentário novo com répicla, tréplica, é um barato.

Foi lá/aqui que conheci o professor Daniel da Mata e ele sugeriu que eu fizesse mais posts sobre treinos e pedisse a colaboração dos professores que estavam mais ativos nas discussões. Como a ideia era ótima pedi a ele que desse algumas dicas de treinos para gordinhos, visto que é bem difícil começar. Falei com ele da dificuldade de se sentir a vontade na academia quando se está acima do peso, que dá vergonha se sentir diferente e ele preparou essas dicas dando ênfase nos benefícios específicos para gordinhos.

As palavras abaixo são todas do Professor Daniel da Mata, não me atreveria a escrever algo nessa área.

Treino para pessoas obesas

– Pessoas que encaixam-se na classificação de obesas e que são sedentárias apresentam, a princípio: pouca resistência muscular, pouca força muscular e pouca resistência cardiovascular.

 – Esses indivíduos apresentam um sobrepeso devido a um % relativamente alto de gordura corporal. E essa gordura é um peso extra que sobrecarrega as articulações que estão propensas a sofrer inflamações e desgastes.

 – Conclusão: SOBREPESO (gordura) + musculatura fraca = grandes chances de desenvolver artrite e artrose; menos agilidade; metabolismo baixo (levando o indivíduo a engordar mais!); baixo desempenho sexual; depressão… =( entre outros problemas.

 Características do treino:

 – Musculação: método alternado por segmento. Consiste em utilizar exercícios respeitando a alternância entre segmentos inferiores (coxas e pernas) e superiores (tronco e braços). Porque esse treino? Utilizar um músculo em um determinado exercício e, logo em sequencia utilizá-lo, de novo, num outro exercício, por mais que seja leve, ocasionará muita dor local neste músculo no dia seguinte. É a chamada DMT (Dor Muscular Tardia). E essa dor poderá continuar por mais dias, podendo atrapalhar a sequência de treinamento do aluno que está iniciando.

Benefícios :

O aumento de massa magra num indivíduo obeso lhe trará aumento da taxa metabólica (inclusive a basal, isto quer dizer que você irá queimar mais calorias mesmo quando estiver dormindo!!! EBA!!!!), aumento da densidade mineral óssea, maior proteção para as articulações principalmente joelho e região lombar diminuindo ou eliminando as chances deste indivíduo desenvolver artrite e/ou artrose, aumento da velocidade de caminhada (isso fará aumentar o gasto de calorias numa caminhada e o emagrecimento ocorrerá de forma mais rápida e segura!), maior agilidade (você poderá tornar-se mais desinibido(a) para realizar atividades esportivas aumentando sua auto-estima e os outros com certeza irão perceber isto!)

– Aeróbicos: de preferência com o menor impacto possível. Afinal, trata-se daquela conversa do início, o aluno carrega peso extra e possui músculos destreinados e as articulações receberão impactos, suficiente para agredi-las. E alguns casos até dá para indicar esteira. Porém, vale apena apostar na bike ou nos elíptcos que diminuirão o impacto sobre as articulações.

Benefícios:

Os aeróbicos promoverão aumento de enzimas oxidativas (essas enzimas estão dentro dos seus músculos, quem não treina tem pouca. Quem treina, começa a ter muitas. E essas enzimas fazem o que??? RESPOSTA: “queimam” gordura. Na realidade o certo é dizer “oxidar”. Mas é pra vocês entenderem melhor.) Melhora do sistema cardiovascular. Seu coração ficará mais forte e com o passar do tempo ele bombeará mais sangue por batida do que quando você era sedentário! Tem mais… aumento das hemácias (células presentes no sangue que carregam oxigênio dos pulmões até suas células musculares e outras células!)

As artérias criarão ramificações (arteríolas, que são artérias pequenas que “nascem” das maiores) e o sangue chegará até regiões que antes não chegavam facilitando ainda mais o processo de EMAGRECIMENTO! Além de tudo, esse é um processo preventivo contra a hipertensão arterial!

 Exercícios aeróbicos melhoram as funções sexuais! Devido ao melhor aporte sangüíneo asregiões cerebrais responsáveis pelos prazeres estarão mais irrigadas e alimentadas de oxigênioe outros nutrientes necessários. Além disso a vascularização da genitália aumenta! Pois é homens! Seu “amigão” estará mais animado cheio de sangue e firme como uma rocha! E mulheres também se beneficiarão devido à uma melhor circulação na região da vagina!

Quanto ao treino propriamente dito dependerá muito de cada caso individual (porque o tipo de treino é uma coisa, o treino na prática deverá ser prescrito após uma anamnese). Procure por ajuda de um profissional de educação física! E fique atendo se as características de treino que o professor lhe passará respeitará tudo o que eu digitei neste texto.

lembram dessa foto que postei aqui? salve aí no seu HD para te motivar!

Obrigada professor Daniel, vou aguardar mais dicas suas por aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
7 comments on “Como emagrecer definitivamente: Tipos de treino para gordinhos
  1. Pingback: Como começar a praticar atividade física | Lara Fotos

  2. Pingback: Indicações BPCA ♥ | Secrets of Beauty

  3. Pingback: Indicações da Semana #2 Abril | The Beauty Factory

  4. Nossa gostei bastante sobre o post! Hj msm estava me programando para ir na Smart Fit, fazer um plano Black, e me deparei com esse post comentando sobre a academia! ^^

    Ah e soh uma perguntinha qnt tempo levou para vc ter esses resultados? rs

    Bjuxx

    • Tati, não sou eu na foto. Lembro que quando salvei a foto ela estava no terceiro mês de musculação. Legal, né? Ficou linda!

  5. Olha que legal! Valeu Lara! Publicou meu texto! Minha vida tá uma correria danada… depois de meses sem aparecer.. aqui estou! heheheh… Quando possível… eu aparecerei.. vou pensar em mais dicas pra outros públicos! Abraço!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *