Exposição do designer Zanini de Zanine vai até sábado no Espaço Vitra

Cavalinho, peça de Zanini de Zanine (foto: divulgação)

Até sábado, 29 de setembro, o Espaço Vitra, no Jardim Europa, exibe a mostra Zanini de Zanine – Da ideia ao produto, que traz pela primeira vez a Porto Alegre obras do designer carioca Zanini de Zanine, um dos grandes nomes do design contemporâneo internacional. Dos primeiros esboços aos protótipos, dos moldes às peças finais, a exposição apresenta vestígios das etapas de produção e dos caminhos percorridos durante o processo criativo de Zanini.

Da ideia ao produto exibe mobiliários sofisticados e exclusivos, concebidos a partir de objetos como shapes de skate feitos de bambu. Outros materiais inusitados dão forma aos móveis desenhados por Zanini, como chapas metálicas descartadas pela Casa da Moeda, que foram transformadas em uma poltrona exclusiva assinada pelo designer. Além das peças, que ilustram a posição consolidada do design brasileiro no cenário internacional, a exposição apresenta croquis que sinalizam etapas do processo criativo dos projetos, que aliam funcionalidade à responsabilidade ambiental.

Zanini é filho do arquiteto José Zanine Caldas, renomado pela sua atuação em distintas frentes da arquitetura e do design. Caldas foi maquetista dos principais arquitetos modernistas brasileiros nas décadas de 1940 e 1950, obtendo mais tarde prestígio como pioneiro da indústria moveleira e escultor de móveis artesanais, sempre explorando os potenciais estéticos e construtivos da madeira.

Estive na inauguração e recomendo. O Espaço Vitra fica ao lado do Iguatemi POA, se for ao shopping deixe o carro estacionado lá e atravesse a rua, vale a pena.

Exposição ‘Zanini de Zanine – Da ideia ao produto’ Até 29 de setembro de 2012 Entrada gratuita Local: Espaço Vitra / Jardim Europa – Rua Antônio Carlos Berta, 255  Horário de visitação De segunda-feira a sábado, das 10h às 19h

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *