Um novo curso faz parte da programação da Escola de Criação da ESPM-Sul: Pensamento Criativo em Pesquisa Qualitativa. O curso será ministrado pela analista cultural de macro tendências e pesquisadora de grupos urbanos, Carmencita Job.
Carmencita realiza pesquisas nas áreas de antropologia visual, etnografia pop e arqueologia urbana. Atualmente é coordena o Laboratório de Pesquisa do Comportamento [Ox]igênio, onde é gestora de projetos especiais e especialista em metodologias criativas. Também atua no cinema como pesquisadora dos gêneros documentário, etnoficção e videoarte.
Voltado para pesquisadores, compradores, profissionais do marketing, publicitários, jornalistas, profissionais da área de moda, design e cientistas sociais, o curso busca qualificar todo o processo de pesquisa a partir de quem já faz ou quer fazer pesquisa no Brasil. O objetivo é capacitar o profissional – analista cultural – a ser um empreendedor criativo e organizar todos os atributos e necessidades desta área tão informal, ainda hoje. A proposta é oferecer um novo olhar ao comprador de pesquisa e agências de comunicação objetivando o processo de pesquisa para uma compra mais segura e que gerem maiores possibilidades em resultados.
Mais sobre Carmencita Job – É especialista em metodologias criativas, focadas pela tríade – arte, ciência e lógica. Foi a coordenadora do Sul do País do projeto especial da BOX 1824 – [o sonho Brasileiro]. Realizou trabalhos em pesquisa para: Rede Globo, Bienal do Mercosul, Fronteiras do Pensamento, Renner, Grendene, Pepsi, Ruffles, Vivo, Iguatemi, entre outras tantas agências de publicidade, como: FSB – (RJ), DCS, Paim e Grafia (POA) atuando como pesquisadora, planner e coordenadora de projetos em pesquisa.
