Setor calçadista engajado na busca de uma cultura de Design

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Abicalçados promove Maratona MUDE nos dias 26 e 27 de setembro, em Porto Alegre/RS

Com quase 40 equipes inscritas, com cerca de 200 designers, a Maratona MUDE já pode ser considerada um sucesso. A missão de recuperar a cultura do Design como forma de incremento da competitividade, assumida pela Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) através deste projeto inédito no segmento, teve grande aceitação no mercado calçadista.

A Maratona MUDE consiste numa batalha criativa, na qual quatro equipes selecionadas deverão construir três protótipos de calçados em 24 horas. O evento, que acontece nos dias 26 e 27 de setembro, no Barra Shopping, em Porto Alegre/RS, contará ainda com palestras e workshops ministrados por profissionais especialistas em imagem, brand experience, criatividade, pesquisas de tendências, planejamento de coleções, marketing e design – veja a programação abaixo.

A batalha

Com premiação de R$ 15 mil e bolsa integral para curso de Design do Istituto Europeo di Design (IED), a ser realizado na Abicalçados, a Maratona MUDE mostrará todas as etapas de desenvolvimento do design do produto. O consultor de Design Estratégico da Abicalçados, Dario Henke, destaca o engajamento dos profissionais do setor no projeto. “O engajamento das equipes foi maior que o esperado para a primeira edição. O próximo passo é a difícil escolha das quatro equipes que irão participar da batalha no dia 26 de setembro”, explica. A seleção acontecerá na sede da Abicalçados no próximo dia 6, quando serão realizadas, por um comitê jurado de especialistas, entrevistas e avaliações.

No dia do evento, as equipes terão a mentoria do renomado estilista Lino Villaventura. Segundo ele, a maratona tem uma importância fundamental, pois oportuniza a criação de um movimento em busca da criação de uma identidade da moda aplicada ao calçado brasileiro. “Possuímos todas as condições e matérias-primas necessárias para modelar sapatos de qualidade. O que falta é inovação na hora de criar o design dos produtos”, avalia o estilista, ressaltando que iniciativas como a MUDE ajudam a suprir essa “carência criativa”.

Informação

Além da batalha criativa, o evento terá workshops e palestras com reconhecidos especialistas do setor calçadista. A “maratona de conteúdo” será no segundo dia, 27 de setembro. O evento inicia às 8h30min, com abertura e credenciamento, e segue até às 19h30min. Além das palestras, simultaneamente, acontecerão workshops, ministrados por profissionais do IED, sobre eco design, tendências, marketing e moda, entre outros.

O segundo lote dos ingressos, que garante o passaporte de entrada para as palestras e workshops, já está sendo comercializado. O valor é R$ 80 para público em geral e R$ 40 para estudantes – com comprovante de matricula – e associados da Abicalçados. As vagas são limitadas e os passaportes são vendidos exclusivamente pelo site www.maratonamude.com.br.

A Maratona MUDE é uma realização da Abicalçados e Brazilian Footwear que conta com patrocínio da Apex-Brasil, Francal Feiras e Grupo Couromoda. Entre as parcerias estão entidades representativas do setor calçadista: Associação Brasileira das Indústrias de Máquinas e Equipamentos para os Setores do Couro, Calçados e Afins (Abrameq), Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal) e Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB). Na parte de conteúdo a parceria é do IED.

Programação de palestras – 27/09 **

8h – Recepção e Credenciamento

8h45min – Abertura

9h – Roberta Weiand – Diretora da Pret-a-template – Tema: Aplicativo para desenho de produto de moda

10h – Bruna Ortega – WGSN – Tema: Pesquisando tendências de moda

11h – Ítalo e Clayton – Diretor de Arte e Diretor Criativo da Vogue – Tema: Imagem e moda

12h – Intervalo

14h – Apresentação dos Trabalhos – Batalha Criativa

14h30min – André Hidalgo – Diretor da Casa de Criadores – Tema: Casa de criadores

15h30min – João Pimenta – Estilista – Tema: Criativos e moda

16h30min – Rodrigo Krug – Diretor da Cliever 3D – Tema: Aplicação da tecnologia de impressão 3D no setor calçadista

17h30min – Edson Matsuo – Diretor de Criação da Melissa – Tema: Criatividade e lançamento da marca One by One

18h30min – Bate Papo com Dimitri Mussard –  Twins for Peace

19h30min – Premiação e Encerramento

Programação de workshops**

10h – Pesquisa de Tendências e Cool Hunting – Ministrado por Bruno Pompeu (IED São Paulo)

14h – Marketing Aplicado à Moda – Ministrado por Katherine Sresnewsky (IED São Paulo)

16h – Eco Design – Ministrado por Christian Ullmann (IED São Paulo)

18h – Planejamento de Coleção – Ministrado por Meline Moumdjian (IED São Paulo)

**Programação e horários sujeitos a alterações.

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