Receita de Chef: Filé ao molho de mostarda Alemã e purê de maçã com manjericão

SONY DSC

A Salton promoveu, no dia 18 de outubro, o penúltimo jantar harmonizado do circuito “Copa dos Sabores”, que faz homenagem à culinária dos países vencedores dos Mundiais de futebol. Nesta edição, a sommelière Mônica Coletti e a chef Idana Spassini prepararam um cardápio recheado de ingredientes típicos da Alemanha. A noite germânica aconteceu na unidade da vinícola em Tuiuty, Bento Gonçalves.

O espumante Brasil Intenso By Salton foi servido no couvert junto de pães alemães com salsicharia. Na entrada, batata assada com recheio agridoce, bacon e frutas secas, harmonizado com Salton Volpi Pinot Noir. O primeiro prato foi acompanhado pelo Salton Paradoxo Gewürztraminer e o spätzle, uma massa típica, com presunto e sálvia. Na sequência, filé ao molho de mostarda alemã com purê de maçãs e manjericão e o tinto Salton Talento. Para encerrar a noite de delícias, o mais famoso dos doces alemães: strudel de maçã com chantilly de canela na companhia do Salton Intenso Licoroso.

Filé ao molho de mostarda Alemã e purê de maçã com manjericão

Chef Idana M.Spassini

Ingredientes (quatro porções)

Para o filé:

1,5kg de filé mignon limpo e cortado em escalopes

Sal e pimenta moída

Óleo para grelhar os filés

Preparo:

Grelhar os escalopes temperados em uma frigideira quente com pouco óleo.Reservar.

Para o molho:

1 vidro de mostarda alemã (250g)

50g de bacon cortado em cubinhos

500ml de cerveja tipo Weiss

Sal se necessário

Pimenta moída na hora

Preparo:

Em uma panela,coloque a cerveja e deixe reduzir pela metade em fogo baixo.Reserve aquecido.

Na mesma panela,bem quente,coloque o bacon picado e deixe até dourar e ficar crocante,sempre mexendo.Junte a cerveja reduzida ao bacon e em seguida a mostarda.Misture bem.

Verifique o sal e a pimenta.

Reserve aquecido.

Para o purê de maçãs:

4 maçãs verdes ácidas (cerca de 1kg)

2 colheres (sopa) de manteiga

Sal e pimenta moída

1 xícara de folhas de manjericão limpas

Preparo:

Lavar e descascar as maçãs. Retirar as sementes. Deixar na água com um pouco de suco de limão siciliano. Cortar as maçãs em cubos pequenos (1 cm) e refogar numa pequena panela funda aquecida com a manteiga. Tampar a panela e deixar ferver lentamente. Mexendo frequentemente para que não grude no fundo da panela. Quando a maçã estiver bem macia. Verificar o sabor e juntar as folhas de manjericão rasgadas. Misturar bem e desligar o fogo. Para a montagem do prato, siga sua intuição ou sirva separadamente, a carne com o molho e o purê. Ou faça conforme o prato montado na foto.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *