Elza Soares participa do Natal da Transformação em Canoas

Elza Soares - Crédito Carla Joner - montagem by kiki joner

Iniciativa que engloba ação social, sustentabilidade e valorização cultural acontece no próximo domingo, 14 de dezembro, no Parque Getúlio Vargas

Elza Soares é a atração especial do Natal da Transformação de Canoas, que acontece no próximo domingo, 14 de dezembro, às 20h, gratuitamente, no Parque Getúlio Vargas, o Capão do Corvo (Rua Dona Rafaela, 700 – Marechal Rondon). Cantora e compositora de samba, bossa nova, MPB, samba rock, hip-hop e todo o gênero que couber no seu gosto e voz rouca e vibrante, Elza avisa: “Podem esperar o melhor de mim para esse projeto bonito”.

Além da proposta cultural e ambiental, o Natal da Transformação é um projeto de qualificação profissional para pessoas em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa envolve a organização de mulheres para atuarem no artesanato como forma de geração de renda – uma proposta que tem muito a ver com a trajetória de vida de Elza Soares. A cantora carioca, nascida na favela, teve infância pobre. Obrigada a casar-se aos 12 anos de idade, deu à luz seu primeiro filho aos 13 anos, prematuro e desnutrido, e o segundo aos 15, igualmente doente. Ambos faleceram com poucos dias de vida. Elza continuou tendo uma vida difícil, de pobreza extrema. Teve mais filhos, que criou com dificuldade, mas muita garra. Sua carreira musical começou igualmente cedo, no programa de Ary Barroso na Rádio Tupi, na qual fez sua primeira apresentação ao vivo e logo mostrou seu potencial. Trabalhou muito e transformou sua condição de vida.

O setlist do show vai apresentar, além de músicas natalinas, um repertório para celebrar o centenário de nascimento de Lupicínio Rodrigues, cuja obra passeia por marchinhas de Carnaval e sambas-canção; e transborda sentimentos – não à toa, Lupicínio foi o inventor do termo “dor de cotovelo”. Faixas como Esses Moços, Nervos de Aço e Se Acaso Você Chegasse,  o single que lançou a cantora ao estrelato, em 1960. Entre os casos contados sobre Elza, estão os registrados em sua biografia oficial “Cantando Para Não Enlouquecer”, mostrando que é inegável o fato de ela ser uma mulher guerreira e sempre pronta para quebrar paradigmas.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *