Três dicas de cuidados para a pele com acne no verão

 large (2) 

O calor vem com as férias e com a diversão, mas também pode dificultar a vida de quem sofre com a acne. A radiação ultra violeta se torna mais intensa no verão, período em que também costumamos nos expor mais ao sol. Claro que existem  aspectos positivos das radiações UV, como a síntese de vitamina D, assim como também existem os aspectos negativos, entre eles o fotodano/envelhecimento e manchas causados pela oxidação do tecido. Sobre uma pele oleosa o efeito pode ser devastador, pois o calor proporciona  uma sensação exacerbada da oleosidade, pele pegajosa e brilhante. Além disso, quando a pele é acneica o indivíduo pode exagerar na frequência de higienização ou errar a mão nos produtos adstringentes, com tensoativos fortes ou álcool em sua composição gerando uma retirada excessiva da “barreira cutânea” fazendo com que a pele produza mais sebo como forma de defesa, o chamado efeito rebote. Sabemos que são as alterações de barreira cutânea que propiciam o ambiente perfeito para a instalação e aumento da acne, e no verão existem todas as condições para esse tipo de manifestação.

E o verão pode trazer apenas aumento de acne e oleosidade? Infelizmente não! A combinação radiação + inflamação é a fórmula perfeita para a formação de manchas, visto que a melanina tem função de proteção na nossa pele e que a sua produção pode ficar aumentada devido ao processo inflamatório. Muitas pessoas conhecem esse risco e  utilizam o protetor solar, mas com uma base inadequada, ou seja composta de óleo mineral, parafina e outros agentes tamponantes, que podem irritar a pele e gerar ou piorar quadros de acne cosmética ou tropical.

Por isso, ter uma pele bonita sem acne e manchas pode não ser uma das tarefas mais fáceis, mas está ao seu alcance. Limpar, tratar e proteger a pele de maneira correta são passos fundamentais para o controle da acne e da oleosidade excessiva.

large

DICA 1

Higiene na medida certa * sabonete e tônico

A higiene diária da pele oleosa ou acneica deve ser realizada com sabonetes líquidos, que contenham em sua formulação agentes que removam a oleosidade da pele como a erva doce e o ácido salicílico, para diminuir a formação de cravos. A limpeza da pele deve ser realizada de forma equilibrada, pois a lavagem em excesso pode provocar sensibilização ou mesmo efeito “rebote” (com maior produção de oleosidade da pele). Em seguida deve ser aplicada a loção que irá normalizar o pH da pele, com efeito antisséptico, cicatrizante, anti-inflamatório e controlador da oleosidade, como  os extratos de própolis, alecrim, hamamélis e alfa-bisabolol.

Esfoliação é bem-vinda para reduzir o tamponamento dos poros, mas quando se trata de esfoliantes com grânulos é recomendada a aplicação apenas em caso de cravos (comedões) .

DICA 2

Tratamento correto (Acne) +  Control Acne

É importante controlar todos os aspectos relacionados com a formação da acne, incluindo ação hidratante e preventiva de manchas. Com estes cuidados, evita-se que a pele fique com um aspecto oleoso e que a acne piore. Para isso devem ser utilizados ativos como zinco, pepino, aloe vera, silícios orgânicos, ácido salicílico e niacinamida. Para potencializar os resultados já existem tratamentos home care com o conceito IN e OUT onde o produto tópico tem sua função potencializada pele ingestão de um nutricosmético específico com nutrientes como vitamina A, vitamina C, vitamina E, vitamina B6, Magnésio, Cromo, Cobre, Selênio e Zinco.

DICA 3

Proteção solar

A radiação ultravioleta dos tipos A e B pode provocar queimaduras, redução das defesas naturais e imunológicas da pele (imunossupressão), envelhecimento precoce e câncer da pele. Para evitá-los é fundamental o uso do filtro solar com  FPS e  PPD adequados.

 

Fonte: Buona Vita cosméticos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *