Protagonistas no mundo on-line, os blogs de moda são um fenômeno que tem conquistado cada vez mais espaço. Tamanha visibilidade atrai a atenção de grandes marcas e gera cases de sucesso no segmento da comunicação digital. Contudo, ações desse gênero também podem causar ineficiência no comércio virtual das empresas. Para esclarecer o que é realmente relevante nesse universo, a Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados) promove, dentro da 19ª edição do Seminário Nacional da Indústria de Calçados (SNIC), a palestra ‘Blogs de Moda e Beleza, parceiros ou vilões?’. Ministrado por Liliane Ferrari, Jornalista, pós-graduada em Filosofia e História da Arte, apontada como uma das 10 mulheres mais influentes da internet brasileira pelo iG, o discurso incrementa a vasta programação do evento, que aborda diversas facetas do comércio eletrônico.
A modalidade, que já movimenta mais de R$ 35,8 bilhões anuais através de mais de 61 milhões de consumidores, será apresentada de seis diferentes óticas, pela visão de palestrantes de renome e visibilidade. Objetivando abordar o melhor uso das ferramentas on-line como aliadas para turbinar os negócios no setor fashion e melhorar a imagem das marcas, as palestras acontecem no próximo dia 20 de maio, na sede da Unisinos, em São Leopoldo/RS.
O diretor da Share e curador do SNIC, Rafael Martins, afirma que o evento terá um caráter prático, no sentido de dar aos participantes uma base consistente sobre os desafios e as ferramentas adequadas para a inserção adequada no universo on-line. “O varejo, de uma maneira geral, está aprendendo a atuar conjuntamente no modo off-line e on-line. Acredito que o maior gargalo do setor ainda seja a falta de um planejamento mais consistente”, comenta, ressaltando que o SNIC buscará, através de profissionais especializados, fornecer dicas relevantes de atuação e também para a criação de uma cultura digital nas empresas.
Já o coordenador da Unidade de Desenvolvimento da Abicalçados, Cristian Schlindwein, destaca que, embora a modalidade do comércio on-line venha ganhando força no Brasil, o setor calçadista ainda engatinha no uso das ferramentas virtuais. O potencial de crescimento neste campo, segundo ele, é significativo. Em 2015, conforme relatório da E-bit, o comércio on-line deve movimentar mais de R$ 43 bilhões no Brasil, um incremento de 20% sobre 2014. “Mesmo em meio a um ambiente recessivo, de desaquecimento no consumo, as pessoas seguem comprando na modalidade on-line, que cresce mais do que o varejo físico. Se as empresas passarem a utilizar adequadamente as ferramentas de comunicação digital podem abrir um canal importante para a sobrevivência e desenvolvimento do setor calçadista brasileiro”, avalia o coordenador.
Além das palestras com temas como que visam reforçar as novas formas de comunicação digital, o SNIC trará cases de sucesso como o da Vandal, PmWeb, Magazine Luiza e Prefeitura Municipal de Curitiba.
Seminário Nacional da Indústria de Calçados (SNIC)
Quando: 20 de maio
Onde: sede da Unisinos, em São Leopoldo/RS
Ingressos
Os ingressos para participação no SNIC são limitados e podem ser adquiridos pelo sitewww.abicalcados.br/snic no valor de R$ 50 para associados da Abicalçados e para estudantes – mediante carteira estudantil. Já o público em geral investe R$ 100. Para os associados, a orientação é realizar o contato telefônico antes do ato da compra on-line para a obtenção de um código promocional. Mais informações com Janaína pelo telefone 51 3594 7011 ou e-mail janaina@abicalcados.com.br.
O SNIC tem o patrocínio da Francal Feiras e Couromoda, parceria da Unisinos e curadoria da Share.
Programação completa
8h – Credenciamento
8h50min – Protocolo de abertura
9h – Mudança de Era – Jean Rosier
10h – Mobile First – A Era do mobile finalmente chegou? – Gustavo Bachhin
11h – Blogs de Moda e Beleza, parceiros ou vilões? – Liliane Ferrari
12h – Intervalo
13h30min – Power for Creation – A Busca pelo Produto Perfeito – Case Vandal – Ricardo Dullius
14h30min – O conteúdo certo para o cliente certo – Case PmWeb – Caroline Miltersteiner
15h30min – Coffee
16h – Do varejo físico ao digital – Case Magazine Luiza – Ivan Alves
17h – Linguagem e conteúdo com foco no engajamento – Case Prefeitura de Curitiba – Marcos Giovanella
18h – Conclusões finais
