Ativo multifuncional usado em cosméticos trata melasma, clareia a pele, inibe pelos e é antiage

elixir

Conheça o TGP-2, um peptídeo derivado dos Fatores de Crescimento, que atua como clareador — e por isso é indicado no controle do melasma — além de inibir o crescimento dos pelos — sendo um importante aliado contra o hirsutismo — e ter ação antiaging

Muito já se falou do poder dos Fatores de Crescimento e seu poder de cicatrização quando usados em cosméticos. A novidade agora é um oligopeptídeo, derivado do Fator de Crescimento Transformador (TGF), e que age multifuncionalmente clareando a pele, retardando o crescimento dos pelos e o envelhecimento cutâneo. É o TGP-2, distribuído no Brasil com exclusividade pela PharmaSpecial — uma das principais empresas brasileiras de distribuição de insumos químicos, cosméticos e farmacêuticos.

Segundo a farmacêutica Riédi Nogueira, da PharmaSpecial, o TGP-2 Peptídeo é indicado para tratamentos de controle do melasma e como clareador para outros tipos de manchas. “Sua indicação é, inclusive, para a hiperpigmentação inflamatória (aquele escurecimento da pele causado por um corte, como rebote de um procedimento estético – laser, peeling, etc- ou ainda em áreas de depilação)”, destaca. “Como é um ativo multifuncional, além de clareador, é também anti-inflamatório, inibidor de pelos (perfeito para área de depilação) e tem ainda comprovada ação anti-aging”, completa a farmacêutica.

Riédi ressalta que outro ponto importante desse ativo — que pode ser manipulado em géis, loções, séruns e cremes — é a sua segurança. “Ele é indicado inclusive para peles sensíveis, negras e asiáticas.” Quanto à concentração ideal, Riédi avalia entre 2 e 5%.

 

Clareamento
De acordo com Riédi, o TGP-2 Peptídeo é um ativo que está um passo à frente dos outros clareadores. “A produção de melanina se dá através de uma reação química em cadeia e passa obrigatoriamente pelas enzimas Tirosinase, TRP-1 e TRP-2. Muitos clareadores atuam inibindo as enzimas, já TGP-2 Peptídeo não permite nem a produção delas. Assim, sem essas enzimas, todo o resto da cadeia não acontece”, enfatiza a farmacêutica. “Testes indicam que a partir de duas semanas pode ser notado o efeito clareador, mas isso vai depender do tipo de mancha e de pele.”

Inibindo o crescimento dos pelos
Mas se o TGP-2 peptídeo é derivado de um Fator de Crescimento, por que ele inibe o crescimento dos pelos? “Quando falamos de Fatores de Crescimento, nos referimos a uma linha ampla de ativos e cada um tem uma função específica: alguns são estimuladores do folículo, sendo usados no tratamento da queda de cabelo, outros, como é o caso do TGF beta 3, causam atrofia do folículo. É isso que o TGP-2 faz, ele diminui a multiplicação das células do folículo piloso causando sua atrofia e em um folículo atrofiado temos um menor crescimento do fio. Assim é de extrema importância sabermos para que estamos desenvolvendo determinada formulação para escolha correta dos Fatores de Crescimento e seus derivados”, explica.

E é por inibir o crescimento de pelos, que o ativo é, segundo a farmacêutica, uma excelente escolha no tratamento do hirsutismo (caracterizado pelo aumento da quantidade de pelos na mulher). “Muitas vezes as mulheres fazem depilação (com cera ou a laser), o que causa uma inflamação local e pode gerar uma mancha. TGP-2 Peptídeo atua em 3 vertentes: como anti-inflamatório, como clareador e como inibidor de pelos”, destaca.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *