Pré-lançamento do livro “Circos e Palhaços no Rio de Janeiro: Império”

palhaços

Evento, no dia 10, integra a programação especial do Grupo Off-Sina em celebração ao Dia do Palhaço

Os escritores e pesquisadores  Ermínia Silva e Daniel Lopes abrem as cortinas e convidam o gentil público a esse picadeiro, feito de papel e letras, com o lançamento do livro “Circo e Palhaços no Rio de Janeiro: Império”. Fruto da pesquisa realizada através do projeto Circo na Porta de Casa e realizado pelo Grupo Off-Sina, pré-lançamento vai contar com a presença da Banda Rio e acontecerá no Largo do Machado, sede pública da companhia de circo-teatro de rua, a partir das 17 horas do dia 10 de dezembro, data em que também é celebrado nacionalmente o Dia do Palhaço.

A obra tem como proposta realizar o levantamento e análise das produções de variadas companhias circenses que atuaram na cidade do Rio de Janeiro e de Niterói nos anos 1800, adotando como objetivos principais a compreensão de como se produziram na capital do Império e, também, a descrição da atuação dos artistas que exerciam a função de palhaço destas companhias.

O livro usa de base documental e tem como característica, o uso de curiosidades para chamar a atenção do leitor. Uma delas é a quantidade de circos e companhias circenses que estiveram no Rio de Janeiro no período do Império. No estudo os autores conseguiram descrever a atuação de 19 circo/companhias. Mas não acaba por ai. Existem registros de pelo menos mais outros 20 grupos espalhados pelo Rio de Janeiro. Além da quantidade, o que chama a atenção é o tamanho das lonas. Eram circos grandes, composto de até 54 artistas e 80 animais.

Após o pré-lançamento da obra, os palhaços Caburé, Churumello e Gracinhas se apresentam para o público presente. Para finalizar, o espetáculo “Tremelicando” apresenta um roteiro de números excêntricos musicais, onde objetos comuns como bombas de bicicleta, sinos, latas, moedas, buzinas e guizos são transformados em instrumentos musicais inusitados.

 

Sobre os autores

Erminia Silva é Filha de Barry Charles Silva e Eduvirges P. Silva, quarta geração circense no Brasil, graduou-se em História na Universidade Estadual de Campinas, em 1994. A partir de então teve possibilidade de dar continuidade e consolidar sua trajetória de estudos e pesquisas sobre as histórias do circo e circenses no Brasil. Defendeu a dissertação de mestrado sob o título O Circo: sua arte e seus saberes, em 1996, que se tarnsformou no  livroRespeitável público… o circo em cena, lançado em dezembro de 2009 pela Edições Funarte. Defendeu tese de doutorado em 2003, publicado pela Editora Altana em 2007, sob o título Circo-teatro: Benjamim de Oliveira e a teatralidade circense no Brasil.

Daniel de Carvalho Lopes  é Mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho – UNESP. Coordenador do portal da diversidade circense – www.circonteudo.com.br e membro do Grupo de Estudos e Pesquisa das Artes Circenses – CIRCUS/UNICAMP. Seguiu viagem transportado por centenas de fontes publicadas em variados jornais e revistas oitocentistas e em diversos pesquisadores. A partir daí, traçou um caminho organizado cronologicamente da aparição dessas companhias,  atentos ao apontamento de seus nomes e anos de atuação, bem como na busca de suas biografias, espaços físicos onde trabalharam e suas respectivas localizações dentro da cidade.

 

“Uma leitura agradável, livre, solta, que dá a sensação de estar passando pelos lugares do Rio de Janeiro, naquela época e nessa , ora na carroça, ora embaixo de uma lona, ora na corda bamba, outra na carcova de um belo cavalo.“

– Richard Riguetti, Formado em Artes Cênicas pela UniRio, é fundador do Grupo Off-Sina de Circo-Teatro de Rua, de repertório, itinerante, constituído pela Família Riguetti.

 

Serviço:
Lançamento do livro “Circo e Palhaços no Rio de Janeiro: Império”.
Dia 10 de dezembro de 2015, Quarta-feira, a partir das 17h – Entrada Franca.
Largo do Machado – Rio de Janeiro

Patrocínio e viabilização do livro: Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro e Secretária Municipal de Cultura, através do II Programa de Fomento à Cultura Carioca

Apoio: Coarte, Casa dos Sabores, Escola Nacional de Circo, Restaurante Espírito Santa e UPAC Hotel da Loucura..

Realização: Grupo Off-Sina.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *