Conheça todas as modalidades do Pilates

DSC_0792

Pilates é atualmente a atividade física mais praticada no Brasil e em todo o mundo. Entre os motivos de tanta fama estão o grande ganho de flexibilidade, aumento da hipertrofia nos músculos, redução do estresse, definição do abdômen, entre muitos outros benefícios.

Contudo, atualmente o Pilates originalmente criado por Joseph Pilates teve muitas ramificações. A Profa Dra PHD Eliane Coutinho lista algumas dessas modalidades e como elas podem ser benéficas para cada tipo de aluno:

Mat Pilates

É uma formação clássica, no qual é abordado todos os exercícios originais desenvolvidos pelo Joseph Pilates no solo. Esses exercícios são o resultado da construção de ganho de força, flexibilidade e equilíbrio muscular.

Nessa formação é apresentada toda a base para a construção do método nos equipamentos. É possível ainda entender como adaptar o uso dos acessórios, como bola e faixa elástica nos exercícios clássicos no solo.

É uma formação que permite ao profissional ampliar o atendimento a domicílio, condomínios, Spa, dando a possibilidade para o atendimento personalizado ou em grupos pequenos no próprio domicílio do aluno. É um curso que agrega valores na vida pessoal, com investimento extremamente pequeno, no qual você pode levar o estúdio até o seu cliente. É um curso com o objetivo inicial para você ingressar no universo do pilates clássico científico.

Pilates na gestação

Essa é uma formação que vai agregar conhecimento para quem já trabalha com pilates e quer aumentar o seu público de forma personalizada com base e conhecimento específico sobre todas as alterações que vão acontecer durante a gestação e a pós-gestação.

Esse curso é extremamente importante na atualidade visto que a qualidade de vida e atividade física durante a gestação aumenta de forma substanciosa para que a gestante tenha um período gestacional o mais funcional possível. Contudo, apenas com a formação em pilates não é possível identificar o que eu posso fazer em cada trimestre de gestação de forma segura, dinâmica e funcional.

Essa formação permite ao profissional toda a segurança para trabalhar com a gestante fazendo uso de acessórios importantes para controle da frequência cardíaca com o uso do fraquencimetro, com o uso do Stabilizer para controle da hiper lordose e desconforto lombar.

É um curso que permite ao profissional agregar novos alunos em períodos do dia com menor demanda como o período de 14 as 17 horas, já que muitas gestantes estão disponíveis. É um curso que permite prevenir vários desconfortos, mas de forma segura. Esse curso é indispensável para quem quer abrir horários para gestantes.

Pilates Acrobático

É uma modalidade de exercícios realizada nos equipamentos originais desenvolvido por Joseph Pilates, usando como base a suspensão de forma a diminuir a área de apoio gerando assim, maior ganho de força aos alunos.

É uma modalidade extremamente comercial visto que ela gera a construção de padrões de movimento extremamente bonitos, o que desperta o interesse no aluno em construir o padrão, além de ser desafiador para todos aqueles que querem um corpo definido, flexível e forte.

Esse é um curso essencial para quem já tem alunos avançados, para estimular e desafiar os alunos mantendo-os cada dia mais envolvidos e fidelizados ao estúdio e ao professor. É um curso indispensável para professores de alto nível.

Pilates na Hérnia de disco

Essa formação é básica para quem reabilita com o método pilates. Ele oferece a possibilidade de desenvolver o trabalho de reabilitação para clientes com disfunção lombar sem o colocar em ambiente hospitalar e clínico, tornando efetivo o processo de cura das disfunções, além de inseri-lo em um ambiente extremante agradável, saudável e longe dos processos de reabilitação convencional, que tem suas indicações, mas que o impossibilita de participar do processo de cura.

Essa é uma formação que ensina o profissional a trabalhar com disfunções lombares em todos os estágios: agudos, subagudos e crônicos usando os equipamentos como meios de facilitar o processo de estabilização lombo-pélvica profunda e permanente. Quem trabalha com pilates, indiscutivelmente tem a obrigação de saber os processos disfunções lombares que podem ser tratadas pelo método, assim como os exercícios não podem ser usadas no período agudo, subagudo e crônicos desses indivíduos.

Pilates na hérnia de disco é uma formação de peso para o profissional que se preocupa com o processo de estabilização lombar de seus clientes.

Pilates for Kids

Hoje é necessário que se introduza métodos que agreguem valores ao um estúdio de pilates durante todo o dia. É sabido que o maior fluxo de clientes é no início da manhã e à noite, dessa forma durante o dia a empresa fica ociosa.

Esse é um curso que possibilita agregar valores durante todo o dia para crianças que estudam só de manhã ou só a tarde. A grande vantagem dessa formação, é que ela agrega não só para as crianças, mas também para os pais, já que são eles que levam os seus filhos para fazer a aula de Pilates for Kids. Dessa forma, os pais terminam também ingressando nesse universo. Entao se você quer preencher os horários ociosos do seu estúdio esse curso irá proporcional ao profissional uma clientela especifica nos horários de menor fluxo.

Pilates for Kids foge da metodologia do pilates clássico, porque ele é lúdico e funcional. É um método que não deve ser aplicado em alunos individuais e apenas em grupos de crianças aumentando dessa forma a arrecadação do estúdio.

Pilates suspenso

É uma modalidade usando como base os exercícios originais do mat pilates, mas usando a fita de suspensão, no qual diminui a descarga do peso no solo. Essa é uma modalidade que gera muita instabilidade, por isso treina a força, o equilíbrio. Ó Pilates suspenso acrescenta muito para alunos avançados, contudo, pode ser usado para alunos básicos, no processo de reabilitação, até no processo de alta. Ou seja, pode ser utilizado em todos os níveis e gera grande recrutamento muscular, sendo indicado para fortalecimento e definição.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *