CURIOSIDADES: A magia da Páscoa na região Sul do Brasil

trip8

Páscoa é igual no Brasil inteiro? De jeito nenhum! Em cada canto do País ela tem um “sotaque”. Para descobrir mais sobre essas peculiaridades regionais, o jornalista Marcelo Duarte, autor da série O Guia dos Curiosos, e a ABICAB  realizaram uma pesquisa inédita e apresentam a seguir curiosidades sobre a festividade na região Sul. Confira:

Paska e pêssankas – no Paraná, onde estão cerca de 500 mil imigrantes e descendentes ucranianos, há a paska, pão feito em casa e que deve ser bento na primeira missa do domingo antes de ser consumido pela família. As pêssankas são ovos decorados à mão. Os traços nos ovos significam bons desejos para o presenteado. O desenho do galo significa riqueza e boa saúde; o peixe, fé e cristianismo; a flor, o amor; o trigo e galhos, boa colheita; o sol e estrelas, vida longa; a cruz, vida eterna; e árvores, juventude eterna.

Pets pintados – a cidade de Ivoti, no Rio Grande do Sul, com apenas 22 mil habitantes, tem forte influência alemã – principalmente em época de Páscoa. Os cães e gatos que vivem por ali são pintados de azul ou cor-de-rosa para anunciar às crianças que a época mais doce do ano está se aproximando. Também por causa da forte influência alemã, a cidade fica cheia de ninhos com ovos de chocolate – a deusa germânica da fertilidade, Ostara, tinha como símbolo a lebre.

Tapete de fuxico – no pequeno município de Pejuçara, no interior do Rio Grande do Sul, os 4 mil habitantes têm orgulho de confeccionar tapetes de fuxicos para a celebração, que serão estendidos dentro das Igrejas e nas ruas do Centro da cidade, colonizada por imigrantes italianos.

Osterfest – é o nome da Páscoa em Pomerode (SC), a “cidade mais alemã do Brasil”. A festividade dura um mês e há uma serenata — a Osterstüppen — organizada na madrugada do sábado para o domingo de Páscoa. Bem cedo, ainda em jejum, as famílias vão até uma fonte e pegam água (osterwasser), que será guardada e consumida apenas no ano seguinte para trazer “beleza e saúde” para todos. Outro costume tipicamente alemão é enfeitar árvores (Osterbaum) com ovos decorados artesanalmente.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *