Aprenda a hierarquizar suas tarefas

brincadeiras em casa (3)

Se você examinar os detalhes dos seus afazeres no período de um dia, uma semana ou um mês, com certeza verá que precisa desempenhar algo entre cem e duzentas tarefas diferentes. Por isso, estabeleça uma hierarquia de importância para as diversas tarefas que lhe são atribuídas. Ao começar em um novo emprego, você precisa elaborar uma lista de todas as suas funções. Não atue sem objetivos definidos: inclua tudo o que terá de fazer e organize essas diferentes tarefas por ordem de importância. Você precisa descobrir quais são as tarefas que não pode negligenciar em hipótese alguma – entre cem, apenas duas ou três são realmente vitais; as demais são acessórias e precisam ser feitas a fim de conseguir realizar as principais.

brincadeiras em casa (12)

As pessoas que não conseguem dar conta dessas tarefas acessórias ou secundárias são incapazes de fazer seu trabalho de maneira adequada, e o resultado disso é que não têm mais certeza de quais são as tarefas principais. Pergunte a si mesmo qual parte do seu trabalho é a mais importante. É sempre melhor começar pela tarefa central. Examine todas as suas atividades do ponto de vista da produtividade. Procure dedicar-se à tarefa para a qual foi contratado.

As pessoas que não conseguem estabelecer prioridades acabam criando fama de não serem capazes de fazer bem seu trabalho. Toda corporação tem uma hierarquia e, se você parar um minuto para pensar no que seus superiores esperam de você, é óbvio que eles vão querer que você lhes passe as coisas mais importantes assim que as tiver concluído. Aprenda a hierarquizar seu trabalho por ordem de importância. Se conseguir fazer isso, ganhará fama de ser um funcionário eficaz.

As reflexões desta coluna são extraídas de Trabalho e Amor”, do autor e líder espiritual japonês Ryuho Okawa (IRH Press do Brasil). O livro oferece uma filosofia de vida aplicada ao trabalho – como ele deve ser executado, condições para uma carreira bem-sucedida e relação entre trabalho e amor, tema que dá nome à obra. Seus mais de 2.100 livros publicados, traduzidos para 28 idiomas, já venderam mais de 100 milhões de exemplares.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *