Tudo sobre as novas regras de bagagens das cias aéreas

Afinal, o que é e o que não é bagagem de mão? Vou começar com meu depoimento sobre minhas duas últimas viagens de avião, ambas pela GOL, pós cobrança e depois a gente vê uma a uma o que vale e o que não vale.

Para as férias no Rio eu paguei uma mala pra ir e outra pra voltar, pela Gol foi 60 pilas as duas no ato da passagem. PORÉM quando fui pra floripa tinha uma senhora com uma mala maior que ela na sala de embarque. Obviamente a mala não caberia no compartimento da cabine, nunca, jamais. A senhora truqueira fingia demência e dizia que a mala caberia. Eis que houve uma chamada para despacho voluntário de bagagens GRATUITO, o que me deixaria MUITO brava se tivesse pago o despacho certinho. Não paguei porque nessa viagem levei só uma mala de mão pro feriado de boas. A senhora nanica da mala gigante foi lá e despachou a dela gratuitamente. Ou seja, a nova regra favorece quem a desrespeita e ainda atrasa o vôo de geral.

Assim que as malas estão prontas, vem a dúvida: será que elas estão pesadas demais? Terei que pagar taxas extras? Para não ser pego desprevenido antes de embarcar, fique atento para as regras de cada companhia aérea. Sim, pode variar bastante.

Em vigor desde março de 2017, as novas regras de bagagens, estabelecidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), são válidas para os voos domésticos e internacionais.

O limite de bagagem de mão oferecido aos passageiros deve ser de no mínimo 10kg para voos nacionais e internacionais. Antes da Resolução, o peso da bagagem de mão era de no máximo 5kg.

Cada empresa aérea definiu as dimensões da bagagem de acordo com seu próprio regulamento:

GOL

A bagagem de mão deve estar dentro das dimensões: 40 x 25 x 55 cm (comprimento x largura x altura). Caso contrário a empresa não permite o voo.

AZUL

De acordo com o site da companhia, o peso limite é de 10kg e a soma das medidas de largura, altura e profundidade deve ser de, no máximo, 115 centímetros.

LATAM

Em todos os casos, as dimensões máximas devem ser de 55 x 35 x 25 cm (altura x largura x espessura), incluindo bolsos, rodas e alças.

Em voos dentro do Brasil em cabine econômica, ou voos internacionais de/para o Brasil em cabine econômica, o limite é de 10 kg. Nos demais voos internacionais em cabine econômica, o limite é de 8 kg. Em voos internacionais em cabines Premium economy ou Premium Business, o limite é de 16 kg.

AVIANCA

Dimensões: todas as peças de bagagem, para voos nacionais e internacionais, devem ter no máximo 115 centímetros (45 polegadas) de altura, comprimento e largura.

Quero levar mais bagagens, e agora?

Em caso de peso extra, é preciso checar em cada companhia as taxas e regras aplicadas. O valor e limite máximo variam de acordo com o trajeto e aeronave.

Para quem viaja muito, uma alternativa é se tornar passageiro frequente em uma aliança de companhias aéreas. Na oneworld – maior aliança de companhias aéreas da América Latina, por exemplo, os status dos cartões Sapphire e Emerald, oferecem como privilégio limite de bagagem extra. É preciso ficar atento e confirmar as condições que garantem este privilégio, uma vez que, também podem haver mudanças de acordo com as companhias que operam os voos.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *