YOGA X FIBROMIALGIA: COMO A PRÁTICA MILENAR PODE AJUDAR A AMENIZAR OS SINTOMAS DA DOENÇA

Síndrome que atinge tendões, músculos, nervos e ossos, a fibromialgia se tornou motivo de atenção após última pesquisa da Sociedade Brasileira de Reumatologia revelar que 3% dos brasileiros sofrem da doença, sendo que 80% concentra-se em mulheres entre 30 e 55 anos. Este cenário reafirma a importância de exercícios que promovem a união do corpo e da mente, visto que a fibromialgia altera o físico e também o emocional do paciente.

Um dos tratamentos que segue esse conceito e, ao mesmo tempo, auxilia no alívio dos sintomas da doença é o yoga. De acordo com Leilane Lobo, instrutora e idealizadora do Desafio Yoga, programa online que estimula 20 minutos do exercício por dia por meio de uma metodologia exclusiva, revela: “Ao praticar yoga, o aluno fica muito mais atento ao que acontece internamente, diagnosticando as emoções alteradas mais facilmente, tomando consciência do problema e superando todos os obstáculos com os exercícios que são trabalhados na prática.”

Yoga X fibromialgia

A fibromialgia causa, além das dores pelo corpo, fadiga, distúrbios do sono, desconforto gastrointestinal, ansiedade e depressão. Exercícios físicos mais tranquilos, como o yoga, podem ser fundamentais para amenizar os sintomas da doença, pois permitem conectar o corpo e a mente em uma única atividade; melhorando a condição física, ativando a circulação da energia e atuando diretamente no equilíbrio mental.

“Ao trabalhar posturas, respirações, meditações e o relaxamento profundo, diariamente, o paciente com fibromialgia começa a sentir um enorme bem-estar, aumentando sua qualidade de vida gradativamente e, consequentemente, diminuindo os sintomas da síndrome”, explica Leilane.

Luciana Vasques, diagnosticada com fibromialgia há dois anos, revela que o emocional se torna um agravante porque não é possível provar que o interior está em crise, além do fato de ser uma doença que é para o resto da vida. “Mas desde quando comecei a praticar yoga, pude sentir uma melhora efetiva nas dores, além do que as técnicas respiratórias e meditativas ajudam na parte emocional”, revela ela ao comentar sobre as crises de dores nos membros inferiores, como pernas, pés e lombar.

Composto por três fases, o Desafio Yoga é único e foi desenvolvido para ser prático, dinâmico e eficiente, de forma a proporcionar resultados no menor prazo possível. Dividido em uma série de videoaulas, que propõem exercícios diários a serem executados por 90 dias, o programa pode ser feito a qualquer hora e em qualquer lugar, bastando que a praticante siga as instruções da Leilane.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *