Dossiê: Tudo sobre esfoliação capilar

O assunto de hoje aqui no blog é esfoliação capilar. Vamos conversar sobre dicas, produtos e como fazer em casa obtendo o máximo sucesso. Leia tudinho e tenha certeza de sair com o que há de mais top em informações sobre esfoliação capilar.

Porque esfoliar, você me pergunta sendo que a ideia de esfoliar o cabelo parece que vai deixá-lo embaraçado e que o atrito só vai prejudicar mas não é bem assim. A esfoliação ajuda e muito a deixar os cabelos fortes e saudáveis e, se feita corretamente, ajuda a corrigir vários probleminhas comuns a maior parte das cabeleiras. Vamos aprender no post de hoje como fazer em casa e como escolher produtos para dessa finalidade.

Vantagens de fazer esfoliação

Entre outras vantagens da esfoliação capilar ( couro e fios ) está o auxilio no crescimento – pela estimulação da raiz , diminuição da oleosidade – desobstruindo os poros das químicas que estão entupindo o folículo, eliminação dos resíduos de tratamentos e químicas que ficam acumulados dando aquele peso nos cabelos. Se bem feita e com regularidade a esfoliação capilar é um auxiliar nos tratamentos dos fios sendo coadjuvante na manutenção deles.

É indicado para todo tipo de cabelo, alguns irão se beneficiar mais ( como os que têm muitos resíduos de químicas ) e outros menos, porém todos podem usar. Por exemplo, quem tem caspa vai ver o couro mais limpinho logo na primeira esfoliação. Quem tem oleosidade excessiva vai sentir os fios mais leves ao longo do dia e a aparência também melhora logo após a aplicação do esfoliante e da massagem no couro com o produto.

Quem não tem esses problemas no couro e nos fios mas faz hidratações regulares ( tipo todo mundo? ) pode dar um up nos tratamentos e produtos que já usa. Sabe aquela máscara que custa o preço de um carro popular e que você usa com conta-gotas? Ao esfoliar você deixa as cutículas bem abertas e assim o produto penetra e age de forma bem mais profunda sendo um tratamento bem mais intenso, usa menos produtos de hidratação e tem eficiência maior. A combinação dos dois é o ideal e muitos salões fazem esses tratamentos no lavatório as vezes em você saber.

Mas devemos fazer todas as vezes que lavamos a cabeça? E quem lava a cabeça todos os dias? É fácil de tirar? Bom, já contei pra vocês dos benefícios e que ele pode ser um grande aliado na hidratação dos seus cabelos e agora vamos a parte prática: Como fazer.

Dicas para uma boa esfoliação

O ideal é fazer ATÉ duas vezes por semana. Mais do que isso o feitiço vira contra o feiticeiro e o couro cabeludo começa a se defender produzindo mais sebo e aí o que era o oleoso, bom, melhor nem pensar no que vai acontecer. Evite, combinado? Na dúvida marque um dia da semana para fazer, assim você não esquece e não corre o risco do seu cabelo estranhar.

Outro ponto da esfoliação é que ela deve ser feita somente com o cabelo molhado para que tenha efeito. Capriche na massagem com a ponta dos dedos, não use as unhas. Faça movimentos circulares lentos em todas as direções  por uns 2 a 10 minutos. Depois faça a sua rotina de cuidados normalmente com shampoo e o condicionador. Se for usar a máscara use no lugar do condicionador.

Capriche e lave bem o couro cabeludo para que não fique produto de esfoliação no couro. A ideia é deixar a pele lisa e desobstruída e não o contrário. Tenha atenção no enxágue para que a esfoliação seja eficiente.

 

Outra dica para quem, como eu, pinta os cabelos em casa é fazer a esfoliação logo após a tintura. Dessa forma todos os resíduos de tinta irão sair do couro. Evite nesse caso passar o produto nos fios, foque na raiz. Para quem pinta de cores fortes como no meu caso, o vermelho, a cabeça fica livre de manchas e produtos tóxicos. Vale a pena o cuidado mas pegue leve na massagem e na intensidade do produto porque o couro está sensível.  Use apenas para intensificar a limpeza.

E os produtos? Tem de várias marcas? Apenas marcas caras? Posso fazer com produtos caseiros?

Várias marcas fizeram produtos de esfoliação capilar então tem de intensidades diferentes ( você pode querer uma leve em um dia e uma mais forte em outro ) , cheirinhos diferentes e preços também. Marcas bem conhecidas e que são fáceis de achar por todo Brasil como a Natura e O Boticário – que lançou novidades na linha Match mas não passei nem perto dos produtos ainda –  também lançaram seus esfoliantes e pode ser uma boa opção para quem quer se iniciar no mundo da esfoliação capilar. Outras marcas mais conhecidas de quem frequenta o maravilhoso mundinho dos blogs de cabelo e lojas de salão, podem ser mais eficientes e baratas e também tem para os bolsos mais cheinhos como o incrível esfoliante da Redken.

 

Aqui abaixo alguns dos produtos de diversas marcas que  estão disponíveis no mercado:

1 –  Esfoliante Eh ( pré-sampoo )

2 –  Esfoliante Capilar Revlon

3  – Peeling Hair Vitaderm

4 –  Kerastase Biotic Micro Peel

5 –  Peeling Capilar Ox

6 – Shampoo Esfoliante Farmaervas

 

Dúvidas? Podem perguntar, combinado?

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *