Como diminuir a barriga

O que você precisa saber de cara sobre esse assunto, e que fará MUITA diferença na sua vida, é que a noite tudo o que tiver alto índice glicêmico vai rapidamente virar gordura, porque o organismo terá menos tempo para gastar o que foi consumido. Aquela velha história de comer como uma rainha no café da manhã e como uma mendiga no jantar é realmente verdade por conta disso.

E como organizar a geladeira, a despensa e a cabeça para conseguir comer dessa forma e não engordar? É preciso estar atento ao índice glicêmico dos alimentos que serão consumidos para fechar o dia. Aí entra a história da batata doce, ela tem o índice glicêmico mais baixo do que a batata inglesa então pode ser consumida a noite, com moderação, mas é melhor.

Quem janta sanduíches por achar que é um lanche bem levinho está errando porque o pão tem alto índice glicêmico exatamente como a batata. Não estão proibidos mas devem ser substituídos pelo integral sempre que for consumido a noite ( na verdade o ideal é esquecer o pão branco a qualquer hora do dia ) .

Devemos comer carboidratos à noite?

Não devemos riscar totalmente o carboidrato a noite, perceba que o lance aqui não é ser carbo ou proteína e sim o índice glicêmico, ou seja o tempo que ele demora para ser oferecido a corrente sanguínea como energia. Alguns são quase que imediatamente, aí nesse caso se não é utilizada toda a aquela quantidade ela vira barriga na hora, viu?

 

Mas a noite a alimentação deve continuar sendo balanceada e tendo alimentos de todos os grupos . Devem estar presentes os carboidratos, fibras e proteína. Nesse caso você pode comer uma fruta, maçã, pera, melão, ameixa fresca, nectarina ou morango. Também vale incluir legumes no geral e as verduras verdes. O carboidrato pode ser chia, quinoa ou linhaça. E como proteína, você pode comer peito de frango ou atum ou um iogurte desnatado, queijo branco, cottage ou leite desnatado. O balanço da refeição deve ser mantido através de uma escolha acertada dos alimentos.

 

Como combinar os alimentos da maneira correta?

Você pode misturar um pote de iogurte desnatado com maçã picada e uma colher de chia. Ou bater uma vitamina de leite desnatado, morango e linhaça. Com isso, consegue todos os grupos e ainda garante uma boa quantidade de fibras em seu jantar ou lanchinho da noite.

 

Como deve ser a alimentação de quem treina à noite?

 

Se você malha a noite e chega faminto como um lobo selvagem a noite saiba que pode comer um pouco mais de carboidrato, desde que não durma imediatamente após a última refeição.  Já quem dorme cedo e é mais do dia terá menos tempo para gastar esses alimentos à noite e, por isso, precisa tomar cuidado com o que tiver os maiores índices glicêmicos.

O problema a noite é aquela preguiça para fazer a refeição completa e certinha. O cansaço já bate forte e a solução para não beliscar besteiras ou carregar pacotes de biscoito para o lado da cama é deixar à vista na geladeira lanches saudáveis quase prontos. As frutas já lavadinhas ou picadas. Iogurte à vista. Saladinha lavada e pronta. Cubos de cenoura ou ricota pronta pra ser temperadinha.

Eu  como muita ricota à noite. Corto fatias grossas, coloco um pouco de tempero à base de ervas finas, sal e coloco no grill como se fossem fatias de pão. Depois como como se fossem torradas mesmo. Isso a noite é uma maravilha para evitar a comilança de pão que eu costumava fazer e não estava fazendo bem para o meu corpo.

E quem ama comer doces à noite?

Outra vontade que pode bater é a de comer doce. Se isso acontecer esteja munida de gelatina pronta e frutas picadas para colocar em cima. Experimente colocar uma colherada de iogurte também. Saiba também que  é melhor comer dois potinhos de gelatina diet do que um pote com creme de leite ou leite . Eu era louca por gelatina com creme de leite e dei uma aliviada nisso porque era uma caloria boba a mais que eu consumia.

Piores alimentos para comer à noite

Para que a lista não fique enorme e te desanime vou colocar apenas os piores: Massas brancas, bebida alcoólica, carnes vermelha e chocolate. Evite ao máximo!

A importância da hidratação à noite

Manter-se hidratado é um grande passo para evitar excessos à noite. Se você bebe pouca água durante o dia, parece que tem mais fome à noite. O cérebro te engana. Aí aumenta a chance de você levantar a noite para pegar um lanchinho aleatório quando for buscar um copo de água na cozinha.

Receitas na manga

Aprenda a fazer pratos com substituições de alimentos pelos índices glicêmicos mais baixos. Aqui no post vou te passar algumas receitas que podem ser substituídas facilmente pelo que você tiver à disposição na geladeira. Pegue as receitas e aprenda a fazer quando tiver tempo para que não exijam tanta atenção à noite, quando já estamos desmotivados e fazemos tudo no piloto automático.

 

Prato principal:

 

Salada de alface com Carpaccio de Salmão
– 4 folhas de alface americana
– 4 folhas de alface roxa
– 1 colher de sopa de nozes picadas
– 1 pote de iogurte natural desnatado
– 2 colheres de chá de mel
– 1 colher de chá de pimenta rosa
– 10 filetes de carpaccio de salmão

Higienize as folhas, pique delicadamente e monte no prato. Em um recipiente, misture o iogurte, o mel e a pimenta e acrescente por cima da folhas. Salpique as nozes e distribua os filetes de carpaccio para finalizar.

Sanduíche light de frango

1 pacote de pão integral

500 gramas de peito de frango

250 gramas de queijo branco ou ricota processada

100 gramas de azeitona picadinha

3 colheres (de sopa) de maionese light

Cheiro verde picadinho a gosto

Cenoura ralada a gosto

Alface

Modo de Preparo:

Tempere o frango de forma pessoal e deixe-o cozinhar no fogo

Após cozido, desfie-o e armazene-o até esfriar

Misture todos os ingredientes em um refratário

Recomenda-se manter a pasta obtida em local refrigerado e por no máximo quatro dias.

 

Bruschetta Light
– Uma fatia pequena e fina de pão italiano
– Azeite
– 3 dentes de alho
– 1 tomate picado
– Folhas de manjericão, pimenta do reino e sal a gosto
– 1 fatia de queijo de cabra ou mussarela de búfala

Corte fatias de pão italiano, coloque molho fresco (refogar 3 dentes de alho bem picadinhos no azeite e acrescentar tomate picado sem sementes, folhas de manjericão e temperar com sal e pimenta do reino moída) e cubra com uma fatia de queijo mussarela de búfala ou um bom queijo de cabra.

Bolinho assado de batata doce
-200 grs de batata doce cozida
– 2 fatias de queijo branco picado (eu usei ricota)
– 20 grs de cenoura ralada
– cebolinha e salsa picadinha

Esmague a batata doce, misture com os demais ingredientes em uma bacia pequena. Faça bolinhas pequenas com as mãos e leve ao forno a 180 graus por 20 minutos

Sanduíche light
– 2 fatias de pão integral
– Maionese light
– Cebolinha
– Ricota
– Azeite

Bata no liquidificador o recheio (ricota, cebolinha e duas colheres de sopa de maionese light). Tempere com sal e azeite. Monte com as duas fatias de pão integral.

 

Bebida:

Suchá gelado de Maracujá e Cidreira
– polpa de um maracujá
– 300 ml de chá de erva cidreira
– 1 colher de sopa de mel
– 200 ml de água de coco

Faça o chá de erva cidreira e espere esfriar. Depois, bata no liquidificador com água de coco a polpa do maracujá e mel. Sugestão: Colocar lascas de gengibre

Doces:

 

Sobremesa de Frutas Vermelhas com chocolate amargo
– 8 morangos
– 1 colher de sopa de mirtilo
– 40 gr de chocolate meio amargo

Derreta o chocolate em fogo baixo em uma panela pequena e acrescente 1 colher de sopa de água. Pique as frutas e coloque numa taça. Acrescente o chocolate quente por cima e sirva.

 

Banana quente com Fibras e Aroma de Canela
– 1 banana
– 1 colher de aveia em flocos
– 1 colher de sobremesa de semente de chia
– 1 colher de chá de canela em pó

Em uma panela em fogo baixo, coloque a banana picada com a aveia, a chia e a canela. Misture delicadamente por alguns minutos. Sirva quente. Sugestão: pode colocar raspas de limão.

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *