ENTREVISTA: Como escolher a melhor formação na área da beleza

Se você quer  ingressar na área da beleza com certeza deve entender que para isso vai ter que estudar. É que esse mercado está cada vez mais formal e segmentado, o que consequentemente exige profissionais mais capacitados para atuar nele. A diretora da Infobeleza, Sônia Leonardi, e a hairstylist Tatiana Araújo, instrutora do centro técnico de cabeleireiros que leva seu nome, deram dicas valiosas para ajudar quem está com dúvidas sobre onde estudar.

Entrevista com Sônia Leonardi:

Preciso mesmo me especializar?

“O mercado brasileiro de beleza é um dos mais aquecidos do mundo, com isso, é natural que seu dinamismo exija profissionais mais capacitados, que dominem as principais técnicas concernentes à área. A questão da competitividade nesse segmento também é importante e o diploma nesse aspecto é essencial para reafirmar a qualidade do seu trabalho”, diz a diretora da rede de escolas Infobeleza.

Como escolher o curso ideal?

Para a hairstylist Tatiana Araújo, os primeiros passos são pesquisar as referências da instituição onde quer estudar e visitar o local. “É preciso ter contato com o ambiente de ensino. Isso engloba checar as instalações, avaliar o atendimento, materiais, o currículo dos instrutores e saber se a escola realmente investe em inovação”, diz.

Já Para Sônia, além desses quesitos fundamentais, é preciso considerar se a escola oferece certificado reconhecido em todo país e se tem prática de ensino. “Independentemente do curso, os alunos precisam ser preparados para o mercado. Precisam ter contato com clientes reais e entender, na prática, o que vão vivenciar lá fora”, diz.

Quais  os cursos inerentes a área que a escola deve me oferecer?

“Escolas que possuem cursos de gestão de negócios e atendimento ao cliente em sua grade merecem um voto a mais de confiança. É preciso considerar esses dois conhecimentos, pois, na vida real, você vai ter de lidar com eles”, diz a hairstylist.

Para Sônia, os alunos precisam ter noções ao menos básicas de empreendedorismo, como exemplo, de fluxo de caixa, marketing, vendas e atendimento.“Por isso que a prática é tão importante. Lidando com clientes reais, você aprende a fazer um bom atendimento e a executar seu trabalho, se não souber vender o seu produto, dificilmente terá resultados”, diz.

E sobre o ensino a distância, quais critérios avaliar ao considerar um curso?

“Não recomendo a profissionalização por meio de cursos online, porque você vai precisar da prática para iniciar. Porém, cursos de especialização a distância já recomendo, porque você já possui a base e está apenas se qualificando”, diz Sônia.

“Hoje em dia, existem várias formas de estudar a distância, seja por vídeo-aulas, lives de especialistas renomados. Essas ferramentas têm sido bastante usadas pelos profissionais da área”, diz

Quais as cursos que são tendência para eu pesquisar?

“Cursos de barbearia e designer de sobrancelhas estão em alta e são uma boa dica para quem quer entrar para o mercado”, aconselha Sônia.Já para a hairstylist, cursos que são tendências e que valem as pesquisas são os voltados para cuidados com os cabelos, cursos de beleza das unhas e estética masculina- um mercado que está em plena ascensão.

Alguma dica especial para quem está visando a área?

“Antes de qualquer decisão, é preciso ter certeza que possui o perfil para atuar na área. Não adianta fazer um curso apenas visando o retorno financeiro”, diz a hairstylist, que ainda aconselha que a pessoa faça uma imersão e visite feiras e eventos de beleza para conhecer novos produtos e adquirir mais conhecimento.

“Se seu foco é ser dono do próprio salão, recomendo que faça outros cursos além do qual quer se profissionalizar. Tendo a base de outras áreas, fica mais fácil comandar e orientar sua equipe. Hoje, já existem muitos cursos bons e acessíveis, o que é bastante interessante para quem busca na área uma segunda fonte de renda”,  finaliza Sônia.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *